"Antes de cambiar el mundo, da tres vueltas por tu casa". (Proverbio chino)


Hogares verdes es una iniciativa dirigida a personas preocupadas por el impacto ambiental y social de sus decisiones y hábitos cotidianos que promueve el autocontrol en el consumo doméstico de agua y energía, propone medidas y comportamientos ahorradores y fomenta una compra más ética y más ecológica



miércoles, 11 de marzo de 2009

Ecocasas, un programa hermano en Portugal

O consumo de energia em Portugal tem vindo a crescer ao longo dos anos. Um dos sectores em que este aumento se verifica é no sector doméstico, que em 2003, em Portugal, era responsável por cerca de 16% do consumo total de energia. É necessário inverter a tendência no consumo de energia, cabendo a cada cidadão contribuir, sem perda da sua qualidade de vida, para um uso mais eficiente da electricidade que consome no seu dia-a-dia.
Esta iniciativa tem por objectivo avaliar o consumo das famílias portuguesas, e o potencial de redução de consumos, pela alteração de hábitos de utilização dos equipamentos e, potencialmente, pela substituição de equipamentos energeticamente ineficientes por equipamentos mais eficientes.

Entre Outubro de 2005 e Janeiro de 2007, a Quercus efectuou o acompanhamento de 30 famílias, dos concelhos de Lisboa, Oeiras e Sintra, podendo consultar aqui os resultados obtidos com esta iniciativa. Desde Maio de 2007, estamos a acompanhar 225 famílias Portuguesas, espalhadas pelo território continental, analisando os seus hábitos de consumo. Com base nesta avaliação vamos tentar perceber qual o potencial de poupança energética existente nos lares Portugueses. No decorrer do acompanhamento ás famílias, iremos aconselha-las de modo a tentar mudar os seus hábitos de consumo para um uso mais eficiente da energia, mantendo o conforto e reduzindo a factura energética. As Ecofamílias serão acompanhadas ao longo de um ano, às quais faremos visitas de monitorização/aconselhamento. Durante estas visitas serão monitorizados:
- Consumos globais de electricidade, água e gás – através de leitura de contadores e/ou contas;
- Teores de humidade e temperatura de em divisões climatizadas e não climatizadas da casa – Aparelho próprio;
- Consumos específicos dos diversos aparelhos eléctricos – Aparelho próprio;
- Hábitos de consumo – Questionário.

No hay comentarios:

Publicar un comentario