"Antes de cambiar el mundo, da tres vueltas por tu casa". (Proverbio chino)


Hogares verdes es una iniciativa dirigida a personas preocupadas por el impacto ambiental y social de sus decisiones y hábitos cotidianos que promueve el autocontrol en el consumo doméstico de agua y energía, propone medidas y comportamientos ahorradores y fomenta una compra más ética y más ecológica



jueves, 29 de abril de 2010

1000 EcoFamilias en Portugal

Promovido novamente pela EDP Distribuição em parceria com a Quercus e financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, o EcoFamílias II volta a apostar na redução e racionalização do consumo energético no sector doméstico. Até finais de 2010, serão acompanhadas 1000 famílias residentes em Portugal Continental. A participação é gratuita e as inscrições permanecem abertas. Participe!
O processo é muito simples e gratuito. Numa primeira fase, os técnicos EcoFamílias II visitam as habitações das famílias inscritas, mediante agendamento prévio, e traçam uma avaliação dos seus hábitos de consumo energético. É também feita uma análise dos consumos em standby e off-mode, do desempenho dos electrodomésticos e ainda um levantamento dos aspectos construtivos da habitação.A partir daqui torna-se possível identificar vários potenciais de poupança: na eliminação dos consumos em modo de vigilância, ao nível dos hábitos de utilização de equipamentos de entretenimento, informática e climatização e ainda na substituição de iluminação e grandes electrodomésticos. Por fim, e não menos importante, serão também projectadas possíveis formas de melhorar o conforto higrotérmico da habitação.Após esta recolha de dados, cada família recebe uma Ficha de Recomendação personalizada, com instruções para actuar a vários níveis: alterando comportamentos; melhorando a utilização dos equipamentos; trocando-os eventualmente por outros mais eficientes e adoptando medidas que melhorem o desempenho térmico da respectiva habitação.Todos os interessados em ser uma das 1000 EcoFamílias precisam apenas de enviar um e-mail com o nome, morada e telefone de contacto para http://web.orange.es/leermsj?accion=agenda&paramTo=ppec%40edp.pt ou http://web.orange.es/leermsj?accion=agenda&paramTo=ecofamilias%40quercus.pt1.Mais informações em http://www.ecocasa.pt/e_ecofamilias2.php.

No hay comentarios:

Publicar un comentario